O que provoca um dos males que mais mata no mundo?




As doenças do coração são mais comuns do que imaginamos. Em média, 200 pessoas morrem à cada dia por alguma doença no coração no mundo – muitas delas sem saber a causa, segundo a British Heart Foundation. Mas a boa notícia é que, graças ao aumento no acesso aos tratamentos, as mortes por doença coronariana caíram pela metade nas últimas duas décadas. 
Em sua maioria, essas doenças são causadas por aumento do colesterol, hipertensão arterial, tabagismo e vida sedentária. Todos esses fatores juntos colaboram com o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, comprometendo sua capacidade de dilatação ou contração.


O infarto ocorre quando a artéria fica tomada pela gordura e o sangue não consegue mais chegar ao miocárdio, o músculo do coração. Fatores genéticos também podem influenciar na tendência de desenvolver a doença. A diabete também é um fato que precisa ser monitorado frequentemente e que pode influenciar no desenvolvimento de alguma doença relacionada ao coração.

Normalmente, as doenças do coração são silenciosas. Nos estágios iniciais, apenas os índices de colesterol e de pressão arterial podem indicar alguma pré-disposição. Já nos casos mais avançados, dores no braço esquerdo, formigamento nas mãos, palpitações e falta de ar podem ser sinais de alerta.

Como evitar

Hábitos alimentares saudáveis e prática de exercícios regulares são fundamentais para manter uma boa saúde e evitar as doenças do coração.

Cuidar da alimentação é o primeiro grande passo: consuma frutas e verduras diariamente e evite alimentos gordurosos, principalmente frituras. Aumente a ingestão de fibras, presentes em grãos e comidas integrais. Outra dica importante é trocar o consumo do óleo de cozinha tradicional pelo azeite de oliva, que é mais saudável. Consuma carnes magras e peixes – principalmente os ricos em ômega 3, como o salmão, sardinha ou atum – e evite alimentos com muito sal.

Não fume e evite locais em que há grande quantidade de fumantes. Pesquisas revelam que morar em um ambiente em que as pessoas fumam aumenta em 20% a chance de ter doenças do coração, só pelo fato de respirar a fumaça.

Faça exercícios físicos diariamente. Cerca de 30 minutos de caminhada por dia são o suficiente para agitar a circulação e cultivar uma vida saudável. Outra coisa que pode ajudar é praticar regularmente uma atividade física ou esporte que você goste, pois você se diverte ao mesmo tempo que exercita seu corpo.

Apesar de todos os cuidados, lembre-se: é indispensável a checagem para acompanhar como anda sua saúde. Por isso, sempre faça exames e visite seu médico regularmente. Assim, você pode prevenir doenças que nem suspeitava estar correndo riscos!


E você, sabe outras maneiras de prevenir doenças do coração? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário