Como se alimentar de forma saudável durante o Natal e as festas de fim de ano?


Durante as festas de fim de ano, a tendência é deixar a saúde um pouco de lado e abusar das comidas gordurosas, afinal, essa é uma época de férias e comemorações. Entretanto, o consumo exagerado de alguns alimentos pode ser bastante prejudicial à saúde. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você se alimentar de forma mais saudável nesse fim de ano. Vamos conferir?

Variedade e Calorias

O ideal é que o cardápio seja o mais variado possível e inclua todos os tipos de nutrientes. Como a maioria das refeições típicas desse período são extremamente calóricas, procure incluir alimentos de baixo valor calórico nas demais refeições do dia, como frutas e verduras. Alguns truques simples para diminuir o valor calórico das refeições natalinas são trocar manteiga por azeite de oliva, tirar a pele do peru e temperar as saladas com molho de iogurte, por exemplo.

Hidratação

Não se esqueça de sempre acompanhar suas refeições com água. Além de ser uma excelente pedida para se refrescar no verão, beber bastante água ajuda na hidratação de seu corpo e permite degustar melhor o sabor dos alimentos.

Refeições

Evite o impulso de pular refeições para compensar o que comeu no dia anterior. Quando você faz isso, a tendência é que você coma mais na próxima refeição e isso, consequentemente, pode levar a um aumento de peso. O ideal é alimentar-se muitas vezes durante o dia, mas sempre com poucas porções.

Atividades Físicas

Tente não parar com as atividades físicas, por mais tentador que isso possa parecer. Aproveite as férias e o verão para caminhar, brincar com os filhos e andar de bicicleta, por exemplo. Há uma infinidade de atividades divertidas que você pode fazer para manter-se ativo e saudável, basta ter disposição.

Controle

Você pode comer tudo o que deseja, desde que reduza o tamanho das porções. Como o cardápio das festas de fim de ano costuma ser bastante variado, o ideal é comer um pouco de cada item e não exagerar nas bebidas alcoólicas e nos doces.
Lembre-se que manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios são a chave para prevenir doenças do coração, como o infarto do miocárdio. Aproveite essa época de festas com moderação, para que você consiga levar uma vida mais saudável.


Você tem outras dicas para uma alimentação saudável nesse fim de ano? Compartilhe com a gente nos comentários.

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