Dieta com pouca gordura e ômega 3 ajuda no controle do câncer de próstata


O câncer de próstata é o tumor mais comum entre os homens com mais de 50 anos de idade, sendo que a próstata é uma glândula localizada perto da bexiga cercando a uretra na sua porção inicial.
Embora a origem do câncer de próstata é desconhecida, alguns fatores podem influenciar no seu surgimento, assim como podem ser evitados. Saiba como:

Como surge o câncer de próstata (e como evita-lo)

Entre os fatores que levam ao desencadeamento da doença está o fator genético, pois a incidência da enfermidade é maior em familiares portadores deste tipo de câncer. Porém, vale ressaltar que ultimamente tem se dado uma maior atenção ao fator dieta. Isso porque dietas ricas em gordura podem predispor ao câncer e as ricas em tomate e fibras reduzem o seu surgimento.
Pesquisas apontam que as dietas ricas em gordura elevam o seu surgimento, talvez por causa da interferência no metabolismo dos hormônios sexuais. Por isso, é fundamental adotar uma dieta rica em fibras, tomate, verduras, legumes e frutas, excluindo todos os alimentos gordurosos, como as frituras, por exemplo, para ajudar no controle do câncer de próstata.
Inclua também a semente de linhaça em sua dieta. Você pode incluir as sementes em saladas de frutas, sucos, sopas, no caldo de feijão ou ainda em outras ideias na cozinha. Faça um mix de óleo de linhaça e óleos com azeite extravirgem ou ainda use o óleo de Sacha Inchi como tempero de saladas, como uma alternativa a manteiga em pães e outros alimentos.

Pesquisa com o ômega 3 e o câncer de próstata

O ômega 3 também deve ser incluído em sua dieta, para atuar no controle da doença, que atinge muitos homens ao redor do mundo. Isso porque um estudo pela Universidade da Califórina, Los Angeles, estudou a relação entre as dietas de baixa gordura e o câncer de próstata.
Para a pesquisa, dois grupos de homens com câncer de próstata foram separados, um consumindo dieta de apenas 15% das calorias vindo das gorduras e um consumo de suplemento de ômega 3, enquanto o segundo grupo consumia uma alimentação normal, correspondente a 40% de calorias retiradas de gorduras. Os grupos foram avaliados durante seis semanas.
Como resultado, a pesquisa mostrou que aqueles com alto consumo de gordura tiveram um crescimento nas células cancerígenas. Enquanto isso, os homens do grupo de ômega 3 tiveram mudanças positivas nas composições das células da próstata, tanto nas cancerígenas quanto as saudáveis.

Benefícios do ômega 3

O ômega 3 é uma gordura que podemos encontrar na alimentação e em forma de suplementação que oferece os mais diversos benefícios a nossa saúde, como o controle deste tipo de câncer, só para citar um exemplo.
Você pode incluir o ômega 3 em sua dieta de várias formas. Inclua peixes como sardinha, salmão e atum no seu cardápio. Consumir estes alimentos ao menos duas vezes por semana ajuda muito na saúde em geral.
Dessa forma você desfruta de uma alimentação mais saudável e ajuda no controle do câncer de próstata. Portanto, adote uma alimentação repleta de vitaminas e minerais e leve uma vida melhor.



E você, conhece outros benefícios do ômega 3? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário