Mudanças de hábitos reduzem riscos de complicação na gravidez


            A gravidez é uma época especial para as mulheres. Algumas pessoas dizem que as futuras mamães ficam até mais bonitas nessa fase. Mas este também é um momento de mudança e preparos. Além de pensar em ideias de nomes, decoração de quarto e cor de roupinhas, é hora de repensar uma série de hábitos. Pesquisas mostram que mudanças de hábitos ajudam a mulher a ter uma gestação mais saudável.
            Muitas mulheres passam por complicações durante a gravidez. Pressão alta, anemia, possibilidade de parto prematuro e diabetes gestacional são as mais comuns. Para evitá-los, é importante analisar hábitos e tomar cuidados especiais. Cada gravidez é única, e cada mulher tem um corpo diferente, por isso é muito importante que a gravidez seja acompanhada por um médico e que tenha um bem planejado pré-natal.
            Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns cuidados que reduzem os riscos de complicação na gravidez. Vamos conferir?

Alimentação

            A alimentação é um dos hábitos que mais requerem atenção. É importante que não faltem nutrientes para uma gestação saudável. Uma dieta completa inclui: frutas, legumes, proteínas e laticínios. Alguns tipos de queijo podem ser perigosos nessa fase, por isso é melhor evitá-los. Quem tem hipertensão e histórico de doenças do coração na família deve tomar cuidados extras.

Remédios        

            Outro cuidado importante é com os remédios. Não se deve tomar nenhum medicamento sem indicação médica. O melhor é não tomar nenhum. Mas, caso necessário, só com autorização de um médico de confiança.

Drogas    

            Entre as mudanças de hábitos, que diminuem os riscos durante a gravidez, estão parar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas. O álcool em excesso, por exemplo, pode provocar dificuldades no aprendizado e até problemas congênitos para o bebê. Já o cigarro pode provocar sequelas na criança e até aborto espontâneo.

Outros cuidados

Esses e outros hábitos, como diminuir o sal, praticar exercícios físicos e comer mais frutas são indicados para todas as grávidas. Outras mudanças no estilo de vida durante essa fase variam de mulher para mulher. Atualmente, temos a tecnologia a nosso favor. É possível detectar e prevenir riscos e seguir dietas ou procedimentos para ajudar o bebê a ter um desenvolvimento e nascimento saudáveis.





Você conhece outros métodos para prevenir riscos na gravidez? Compartilhe com a gente nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário