Cientistas alemães desenvolvem bala que mata bactérias e protege os dentes

Todos os dias acontece em nossa boca uma verdadeira guerra microscópica. De um lado estão as "bactérias boas" e de outro as "ruins". As bactérias que servem para facilitar o processo de digestão e melhoram nossa saúde oral contra aquelas que causam mau hálito, cáries e problemas gastro intestinais.
O fator decisivo nesta batalha é nossa higiene bucal, que pode nos garantir o equilíbrio, favorecendo a multiplicação dos “bactérias boas” principalmente se aliadas a bons hábitos alimentares. Mas a novidade é que em Berlim, na Alemanha, um grupo de cientistas desenvolveu uma bala capaz de eliminar as bactérias ruins e proteger os dentes. O estudo foi publicado na Probiotics and Antimicrobial Proteins.

Doce do bem
Liderada por Christine Lang, a equipe da Organobalance GmbH reuniu um grupo de 60 indivíduos nos quais testou seus doces sem açúcar, que continham amostras mortas de Lactobacillus Paracasei DSMZ16671. Nisso, eles perceberam uma redução significativa dos níveis de "más bactérias" na boca das pessoas envolvidas na pesquisa.
Segundo os cientistas, em estudos feitos com ratos, descobriu-se que a bactéria Lactobacillus Paracasei reduz os níveis das bactérias causadoras de cáries e diminui o número de cavidades nos dentes dos roedores.

Testes
A equipe serviu doces com 1 mg de L. Paracasei para um terço dos participantes do estudo e 2mg para o outro terço. Um último terço do grupo comeu doces semelhantes em sabor e aparência, porém sem as bactérias boas. Durante um dia e meio, nenhum dos participantes do estudo pode higienizar a boca nem consumir café, chá, vinho ou alimentos que contenham probióticos (organismos vivos que quando ingeridos exercem efeito benéfico no balanço da flora bacteriana intestinal).

Resultados
Lang e sua equipe perceberam que quase 75% dos participantes que comeram doces com as boas bactérias apresentaram níveis significativamente mais baixos de estreptococos mutans (bactérias causadoras das cáries). Os indivíduos que comeram doces com 2 mg de L. Paracasei tiveram redução nos níveis de bactérias ruins depois de comer apenas um pedaço de doce.
Passamos a vida ouvindo de nossos dentistas que os doces são os grandes vilões de nossa boca e agora inventam uma bala que vai nos ajudar a melhorar nossa saúde oral.

Isso é no mínimo interessante, não? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário