Comer abacate no almoço pode ajudar no controle de peso

Só no Brasil, 48,5% da população está acima do peso, segundo levantamento da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Os dados são preocupantes, uma vez que o aumento desenfreado de peso pode resultar em diversas complicações para a saúde da pessoa.
Por isso, métodos para auxiliar no controle de peso são constantemente buscados por especialistas. Mas a boa notícia é que, recentemente, pesquisadores descobriram que comer metade de um abacate durante o almoço pode ajudar na redução de peso através do controle de saciedade.

A pesquisa

Publicado no Nutrition Journal, a pesquisa se deu com uma experiência feita com 26 pessoas acima do peso (porém saudáveis). Em mais de cinco sessões, os participantes foram divididos em três grupos que distinguiam seu almoço.
- Almoço padrão;
- Almoço contendo metade de um abacate (que substituía outro alimento);
- Almoço padrão adicionado a meio abacate fresco .

Resultado

Analisados os resultados, descobriu-se que os participantes que adicionaram meio abacate fresco em suas refeições tiveram sua vontade de comer diminuída em 40% nas primeiras 3 horas, e 28% nas primeiras 5. Além disso, as pessoas deste grupo também manifestaram um aumento de 26% de saciedade após a refeição, em comparação com aqueles que não comeram abacate.

Benefícios do Abacate

Sabe-se que o abacate contém gorduras "boas", como a gordura monoinsaturada. Pesquisas mostraram que este tipo de gordura pode reduzir o nível de mau colesterol no sangue e também reduzir os riscos de ataques cardíacos.

Além disso,  o site Medical News Today divulgou recentemente que a fruta pode estar ligada à redução do índice de massa corporal e até mesmo a uma possível medida preventiva contra o câncer.

Cuidados

Apesar dos efeitos do abacate, especialistas indicam cautela na sua ingestão. De acordo com a organização Hass Avocado Board, o abacate possui cerca de 250 calorias e 23g de gordura. Devido a esse alto poder calórico, deve-se  tomar cuidado e evitar o excesso de abacate para se ter uma dieta balanceada e saudável.
O que você achou desta descoberta? Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários abaixo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário