Pré-diabetes: um quadro que pode ser revertido


A diabetes é hoje, junto com a hipertensão e o câncer, uma das doenças mais preocupantes no mundo inteiro. Nos estágios mais avançados e quando não há cuidado e tratamento adequados, resulta em problemas nos rins, problemas de ereção, cegueira e até amputação de membros. Além disso, ela contribui para complicações cardiovasculares e riscos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). 
Algumas pessoas, antes de terem a doença, passam por um estágio chamado de pré-diabetes, onde a taxa de açúcar no sangue em jejum varia entre 100 e 125 mg/dl. Mais do que isso, a pessoa já é considerada diabética.
Reverter a pré-diabetes é de extrema importância. Ela é o primeiro alerta, o sinal amarelo avisando que se providências urgentes não forem tomadas, você pode desenvolver a diabetes mellitus tipo 2.
Diferente das pessoas com diabetes tipo 1, quem tem diabetes tipo 2 produz insulina. Porém, pode ter uma resistência aos efeitos desse hormônio - responsável por regular a entrada de açúcar nas células, ou não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal. 
Quando procurar um médico
Se você está com sobrepeso ou obesidade, é sedentário, fuma ou abusa de alimentos com alto teor de açúcar ou possui antecedentes familiares de caso de diabetes, ou mesmo se enquadra em todas essas alternativas, fique em alerta.
Existem dois tipos de exame de sangue para detectar esses problemas. Converse com seu médico e pergunte se você deveria realizá-los . 
Agora, você já fez exames de rotina e as taxas estavam alteradas? Novamente converse com seu médico e elaborem um meio de reduzi-las com dietas, exercícios e medicamentos para que a temida diabetes não se instale de vez. Lembrando que quem já tem a pré-diabetes deve repetir o teste anualmente. 
Doença reversível
A pré-diabetes é reversível, ou seja, ainda não é um atestado de que você é diabético. Tudo dependerá das suas escolhas, da vontade de construir hábitos mais saudáveis para a sua vida e então colher os bons frutos de uma rotina equilibrada e pautada no bem-estar.
Encare a pré-diabetes não como uma sentença, mas um despertador de alerta, a segunda chance para você adotar atitudes saudáveis no dia-a-dia e poder ter mais saúde e qualidade de vida. Você pode dar um "chega pra lá" nessa doença, tudo depende da sua força de vontade. Vá em frente e abra sua mente para escolhas mais inteligentes. O seu corpo agradece! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário