Alimentos termogênicos: quais são e para quê servem?




Você já ouviu falar dos alimentos termogênicos? Eles são uma das mais novas sensações entre quem deseja emagrecer e acelerar o metabolismo, portanto vale a pena inclui-los em seu cardápio para uma vida mais saudável e equilibrada. Saiba para quê servem e quais são os principais alimentos termogênicos.




Para quê servem?

Quando ingeridos com certa regularidade, os alimentos termogênicos conseguem deixar o ritmo do metabolismo mais acelerado, fazendo com que se gaste mais energia e, consequentemente, ajudando a emagrecer. É certo que qualquer atividade consome energia, mas o grande diferencial desses tipos de alimentos está no fato de aumentar esse consumo, principalmente durante a digestão. 

As substâncias termogênicas podem aumentar a temperatura do corpo e a queima de gordura. Mas claro, de nada adianta inserir esses tipos de alimentos na dieta se o restante do cardápio não for balanceado e saudável. Quando aliado a uma dieta saudável e exercícios físicos, os alimentos termogênicos têm todo o necessário para ajudar na busca do corpo perfeito.

Quais são?Mas quais são os alimentos termogênicos? As opções são as mais variadas possíveis! Veja algumas delas:

  • Água gelada: a simples água em baixa temperatura é considerada termogênica. Beber cerca de 10 copos por dia queima aproximadamente 200 calorias, pois o organismo precisar elevar a sua temperatura e por isso gasta mais energia;
  • Canela: o ingrediente é um dos mais poderosos para auxiliar no emagrecimento. A canela aumenta o metabolismo basal e ainda tem um sabor mais que especial. Experimente adicionar um pouco no café ou polvilhar em frutas;
  • Gengibre: além de ter o gosto forte, o gengibre tem diversas possibilidades de uso. Ele pode ser ingerido cru, como tempero em carnes, em sopas ou no chá. Ele é considerado termogênico por aumentar o gasto calórico em cerca de 20%;
  • Pimenta: semelhante ao gengibre, a pimenta também pode aumentar o metabolismo em cerca de 20% se ingerida em 3g diários. Ela pode ser adicionada como tempero em saladas ou pratos quentes, mas é importante evitar as versões em pó para um efeito mais forte;
  • Chá verde: o chá verde é extremamente benéfico para o corpo, chegando até a prevenir de doenças. Como termogênico, ele acelera o metabolismo e melhora o transito intestinal. Experimente tomar uma xícara antes das principais refeições por cerca de três meses. Mas, por conter cafeína, evite tomá-lo durante a noite, principalmente se sofrer de insônia;
  • Ômega-3: Ele pode ser ingerido por meio da linhaça, do atum, salmão e outras oleaginosas. Os três primeiros são os alimentos que contém a maior quantidade do ácido graxo. O seu principal benefício é diminuir a retenção de líquidos, além de melhorar o metabolismo.


E você? Já incluiu os alimentos termogênicos na sua dieta? Não perca tempo. Insira-os na sua alimentação diária!

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